Embora essa descrição assemelhe-se a uma história de ficção científica, trata- se de um acontecimento comum para quem cultiva uma espécie como a Dionaea muscipula, uma das muitas plantas que se alimentam de insetos. Um exemplar desses é, no mínimo, uma planta bastante curiosa para se ter em casa. De manutenção relativamente fácil, essas plantas fazem baixar a população de insetos que azucrinam a vida doméstica. Além de seus estranhos hábitos alimentares, muitas delas revelam-se bonitas, em especial quando florescem.
Como funcionam?
Essas incríveis criaturas desenvolveram-se através dos tempos, sobrevivendo em locais em que o solo sempre foi muito pobre em nutrientes, tais como pântanos e brejos. De maneira gradual, foram modificando suas formas a ponto de conseguirem atrair e aprisionar insetos, para complementar sua parca dieta.
Nem todas têm o mesmo funcionamento. A dionéia tornou-se uma das mais apreciadas por seu “desempenho” espetacular. Bem ao lado dos bordos das folhas, podem ser observadas, olhando-se bem de perto, cerdas sensíveis, que ao serem tocadas fazem acionar o mecanismo de fechamento da parte terminal das folhas, a qual se contrai bruscamente.
Os “”dentes”" dispostos ao longo dos bordos se entrecruzam e assim a presa não escapa. A planta então passa a secretar sucos que dissolvem o animal.
Se você quiser observar a armadilha em funcionamento, coloque um minúsculo pedaço de carne ou peixe numa das folhas inferiores. Isso agradará à planta, se houver escassez de insetos na casa. No entanto, essa guloseima só deve ser oferecida ao exemplar muito esporadicamente, pois há risco de prejudicar a planta por super-alimentação, pois cada folha só pode “engolir” cinco vezes, antes de morrer.
A Sarracenia não precisa se mexer para aprisionar um inseto. Ela produz um líquido cujo cheiro atrai o animal. Essas plantas apresentam uma pequena urna, em hastes de até 90 cm. No fundo das urnas encontra-se o líquido; quando o inseto rasteja dentro da peça, escorrega e cai no fundo. O líquido – uma espécie de suco digestivo – dissolve a presa para nutrir a planta.
A Drosera constitui outro gênero de planta carnívora, semelhante à Dionaea, mas que funciona de maneira diferente. Suas folhas recobrem-se de tentáculos que secretam uma substância pegajosa. Quando o inseto pousa na folha, fica logo preso e as folhas se enrolam, aprisionando o animal definitivamente.
Que aparência tem?
A Dionaea é pequena e compacta e pode ser cultivada por divisão do exemplar em várias mudas. Raramente exige um vaso com mais de 10 cm de diâmetro de boca, onde viceja por anos seguidos. Colore-se de verde-claro, mas, se for mantida sob clara luminosidade natural, adquire nuances avermelhadas. Apresenta florada branca, na primavera ou no começo do verão.
A Sarracenia assume colorido mais vivo e floresce na primavera ou no verão. O híbrido Sarracenia x catesbaei possui urnas rosadas e flores bem vermelhas, revelando-se uma planta de fácil cultivo em ambientes interiores. A espécie S. fiava tem longas hastes com urnas verde-claras contrastando com flores amarelas. A S. leucophila apresenta urnas altas e brancas (com veios verdes ou vermelhos) e flores vermelhas. A S. purpurea revela-se a menor de todas, com urnas pequenas e vermelhas e flores rosadas ou vermelhas. Apesar de o gênero apresentar plantas altas, não há necessidade de vasos com mais de 15 cm de diâmetro de boca.
Outra planta com as mesmas características, mas pertencente a outro gênero, é a Darlingtonia californica. Suas urnas verde-amareladas, com veios vermelhos e manchas brancas no topo, nascem na ponta de hastes com 60 cm, assumindo uma postura de uma cobra no bote. Em outubro ou novembro, surgem flores verde-claras com veios carmesins, dispostas em pedúnculos incomuns e arqueados.
EQUINÁCIA
A sua designação em Latim é Echinacea purpurea ou Echinacea angustifolia. Planta herbácea vivaz originária dos prados da parte Central e Oriental dos EUA, sendo muito cultivada, dada a elevada procura mundial desta espécie para fins terapêuticos.
Pertence à familia das Asteráceas (Compostas). Sao utilizadas as raízes. Sao constituídas por ácidos gordos, óleo essencial, fitosteróis, rutósido, alcalóides pirrolizidínicos, equinacósidos A e B, equinacinas, entre outros.
Comigo Ninguém Pode
Características
Bem adaptada à baixa luminosidade e
possuidora de folhas decoradas por manchas brancas, esta folhagem de
pequeno porte nativa da região equatorial da América é muito utilizada
para a decoração de interiores.
Outro motivo que leva as pessoas a cultivá-la é a crença de que a comigo ninguém pode tem a característica de absorver e destruir energias ruins do ambiente, protegendo assim quem as cultiva de males como a inveja e o mau olhado.
Não se pode esquecer que todas as partes dessa planta são possuidoras de uma grande concentração de oxalato de cálcio, substância química que caso ingerida faz com que ocorra um acumulo anormal de líquido no pescoço, o que pode causar morte por asfixia, logo, deve-se deixar essa planta bem longe do alcance de crianças e animais.
anças se precisar.Outro motivo que leva as pessoas a cultivá-la é a crença de que a comigo ninguém pode tem a característica de absorver e destruir energias ruins do ambiente, protegendo assim quem as cultiva de males como a inveja e o mau olhado.
Não se pode esquecer que todas as partes dessa planta são possuidoras de uma grande concentração de oxalato de cálcio, substância química que caso ingerida faz com que ocorra um acumulo anormal de líquido no pescoço, o que pode causar morte por asfixia, logo, deve-se deixar essa planta bem longe do alcance de crianças e animais.
Cultivo
Onde e Como Plantar
Esta planta vive bem com uma
luminosidade intermediária, obviamente não podemos deixá-la em locais
totalmente escuros, pois assim ela não fará fotossíntese, porém se
deixarmos a comigo ninguém pode diretamente sob o sol, suas folhas serão
queimadas pela intensidade exagerada da luz.
Por mais ela possa ser plantada sob a
sombra de outra árvore no jardim, será difícil mover a planta se algum
dia você receber a visita por alguma família com crianças, logo
aconselhamos sempre cultivar plantas de tamanha toxidade em vasos, assim
você pode “escondê-las” de crianças se precisar.
Tipo de Solo
Devido a ser uma planta de clima
equatorial, devemos cultivá-la em substrato de alta fertilidade, isso é,
rico em nitrogênio, substância presente em abundância nos adubos
orgânicos.
Como Cuidar
Para evitar a proliferação de fungos nas raízes é aconselhável que deixemos o solo começar a secar antes de irrigá-la novamente, porém nunca deixe secar muito, a comigo ninguém necessita de um ambiente bem úmido para se desenvolver. Caso ela estiver sendo cultivada em local com ar condicionado, preste atenção redobrada a planta, pois o clima seco é bem prejudicial ao seu crescimento.ROSAS
As diferentes cores das rosas significam coisas diferentes. A rosa vermelha, por exemplo, é o símbolo do amor, e não há necessidade de explicação quando uma pessoa dá uma rosa vermelha para outra, significa apenas que ela sente pela outra pessoa um amor puro.
Assim, as floriculturas têm um aumento na venda destas flores durante a época do dia dos namorados. Há outro tipo de rosa, que é usado quando uma pessoa se apaixona por outra, à primeira vista. Quando uma pessoa dá uma rosa, ele está expressando a gratidão para com você através da flor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário